Belclei

Internet

Internet

Compartilhe:
Você ainda consegue imaginar a tua vida sem internet? Ela não chegou ao nosso acesso há muito tempo. Mesmo assim, teve gente que passou por sérios problemas outro dia que aplicativos de mensagens instantâneas passaram por instabilidades. Pessoas simplesmente esqueceram que poderiam se comunicar por simples ligações telefônicas.

Pessoas utilizam celular apenas para usar internet

Você sabe como tudo isso começou?

Introdução

Seja muito bem vindo ao meu blog! Antes de eu te contar sobre a guerra fria... pois é, dá pra se dizer que a internet é um subproduto desse período tenso da nossa história recente.

Mas antes eu quero te pedir um favor. Me ajuda a melhorar e a tornar meus conteúdos cada vez mais relevantes para você e para toda a comunidade de desenvolvedores? Você só precisa me avisar se gostou, ou se não gostou. Enfim, deixar seu feedback aqui nos comentários.

Guerra Fria

Era o auge da guerra fria entre americanos e soviéticos. Foi o ano em que Neil Armstrong pisava na lua, os Beatles subiam em um palco pela última vez para realizar um show. Ah, também rolou um festival de música, chamado Woodstock. No Brasil o Pelé marcava o seu milésimo gol, no Maracanã.

Senhoras e senhores, QUÊ ano foi esse de 1969 heim?!

E no dia 29 de outubro ocorria a primeira troca de mensagens pela ARPANet (precursora da internet). Acontece que essa comunicação foi mal sucedida. É claro que isso não torna este feito menos importante, mas nos contextualiza para o tamanho do desafio tecnológico que uma simples troca de mensagens representava na época.

Na cidade de Los Angeles, Leonard Kleinrock, e Charlie Kline, professor e aluno da universidade da Califórnia enviaram a palavra "login". Na outra ponta desta conexão estava Bill Duval, pesquisador da universidade de Stanford, que fica em Palo Alto, também na California. Ele recebeu apenas "lo". Acontece que o computador travou assim que recebeu o segundo caractere, truncando a mensagem. Mas note que independentemente deste travamento, ficou demonstrado que a internet era possível.

Distância física entre as universidades precursoras da internet

Você deve ter estudado isso também. A Guerra fria não foi propriamente marcada por conflitos bélicos diretos entre União Soviética e Estados Unidos. Mas eles mediam forças sempre que havia uma oportunidade, seja em competições esportivas, campanhas midiáticas, e até em influência sobre países menores fazendo com que estes sim entrassem em confronto. Naquela época o mundo inteiro vivia em constante tensão com medo do fim do mundo que certamente viria junto com uma guerra nuclear. A guerra fria só foi acabar quase em 1990, e até esse ponto, sempre que tocava a vinheta do plantão globo tinha gente que pensava: 'Ai me Deus, é agora que o mundo acaba!'.

Plantão Globo

A rivalidade se estendia também no campo tecnológico. Os soviéticos lançaram ao espaço o primeiro satélite, o primeiro ser vivo (a cadelinha Laika), o primeiro homem, e a primeira mulher. Aí os Estados Unidos responderam enviando o homem à Lua. Enfim, nessa disputa só o medo era maior do que as voluptuosas quantidades de dinheiro que eras investidas.

E já que o medo era tanto, os Estados Unidos queriam se proteger de possíveis bombardeios em terras americanas. Uma das preocupações era que se pontos específicos fossem atingidos, todas as telecomunicações do país poderiam entrar em colapso. Foi então que o departamento de defesa, através da agência de projetos de pesquisa avançada (em inglês formando o acrônimo ARPA) resolveu criar a ARPANet, uma rede de computadores onde cada ponto se equivale, ou seja, não há comando central. E sendo assim, caso um destes pontos saia da rede por algum motivo, nenhum dos outros pontos é afetado.

Resumindo, até então, a comunicação entre computadores era como uma linha de trem. Se uma estação é interditada, todo o sistema a partir dali é afetado. E a comunicação é interrompida. Possibilidade real de todo o sistema entrar em colapso.

Mas o sistema implementado com a ARPAnet se assemelha a como funcionam as linhas de ônibus, em que caso uma estação fique indisponível, a comunicação é redirecionada organicamente para o próximo ponto de carga e descarga, sem afetar os demais pontos.

Imagem ilustrativa exibindo rodovia e ferrovia

A rede mundial de computadores

Durante um bom tempo a ARPANet serviu apenas aos interesses militares americanos. Mas aí, em 1982, começou uma abertura para que as universidades também pudessem usufruir de seus benefícios. Logo surgiu a necessidade de se conectar com pessoas em outros países. Foi então que outras redes foram agregadas ao sistema, conectando países como Holanda, Dinamarca e Suécia. Neste momento nascia a rede internacional de computadores como a conhecemos, ou simplesmente a Internet.

No Brasil, o uso comercial da internet só foi liberado a partir de 1995. Para os americanos isso já era realidade desde 1987. Mas não pense que as empresas já tinham seus websites. Ainda não. Websites só no nosso próximo encontro (Spoiler!). Naquela época transmitia-se pela internet basicamente textos, através de terminais de linhas de comando.

Todos os computadores conectados à internet conseguem se entender, pois instituiu-se um protocolo para esta comunicação, o TCP/IP. Na verdade este protocolo une o TCP (Transmission Control Protocol), e o IP (Internet Protocol). Esta unificação de protocolos define um modelo composto por várias camadas de abstração, cada uma com seus protocolos, que especificam tudo o que precisa acontecer para que os computadores consigam se comunicar. Este modelo se chama OSI (Open System Interconnection). A seguir apresento uma breve explicação das 7 camadas:

  • Camada de Aplicação: Desenvolvimento de aplicações Web; Gerenciamento de redes (ex: aplicações SNMP-based); P2P; VoIP; Web services; Gerenciamento de serviços de redes (ex: DNS, DHHCP, email); Segurança.
  • Camada de Apresentação: Ações relacionadas com a manutenção da semântica das informações transmitidas (ex: aplicações de registros bancários, utilização de criptografia e compressão de dados).
  • Camada de Sessão: Funcionalidades relacionadas com estabelecimento de sessões entre diferentes usuários (ex: o navegador escalona o uso da rede entre as diferentes páginas abertas pelos usuários).
  • Camada de Transporte: Gerenciamento de barreiras de segurança; Criação de protocolos (ex: protocolos de tempo real para comunicação de voz).
  • Camada de Rede: Desenvolvimento de roteadores; Gerenciamento dos roteadores; Endereçamento de dispositivos (IPv4, IPv6).
  • Camada de Enlace: Projeto e desenvolvimento de equipamentos (ex: pontos de acesso WiFi, modens, switches).
  • Camada Física: Projeto e desenvolvimento de meios de comunicação de dados (ex: redes sem fio, fibra ótica).

Web

Quando falamos em internet, automaticamente pensamos em sites. Mas eles só surgiram a partir de 1990, com a criação da Web, que é diferente de internet, embora muitos confundam.

Por sinal, a história que levou ao surgimento da Web é muito legal. Conta-se que o time do Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN), capitaneado por Tim Berners-Lee queria criar uma forma de facilitar a divulgação e a atualização de trabalhos pesquisa. Mas além disso, o objetivo era que um trabalho pudesse referenciar outro, criando assim uma teia de informações interconectadas, permitindo um ganho enorme em colaboração entre pesquisadores do mundo todo.

No nosso próximo encontro eu vou falar um pouco mais sobre o Sir Tim Berners-Lee, coisas que ele criou e que você usa todo dia em nem sabe.

Tim Berners-Lee recebendo congratulação da rainha Elizabeth II

Por hoje eu vou ficando por aqui. Fica de olho que já já sai do forno o próximo artigo. Enquanto isso, me conta aqui nos comentários o que achou.

Até a próxima. 👨🏻‍💻

Referências

🌐 A história da internet

🇧🇷 A história da internet no Brasil

🤣 https://g1.globo.com

😅 https://wikipedia.org

📜 https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_ce353bb1f7f4a5d43cf1ec949ca67413

📚 https://graduacaolicenciaturainformatica.blogspot.com/2015/03/modelo-osi-e-suas-camadas.html

Compartilhe:

Comentários