Belclei

Hello World 🥳

Hello World 🥳

Compartilhe:
Reza a lenda que sempre que um programador começa a usar uma nova tecnologia, para ter sorte em sua nova empreitada, deve iniciar com "Hello World". Eu é que não ia ser bobo de arriscar logo agora com meu blog, né? Deixa pro próximo framework javascript que eu for testar.

Bel... quem?

Meu nome provavelmente não é muito conhecido por você ainda, então deixa eu me apresentar. Meu nome é Belclei Fasolo e sou desenvolvedor de software.

Já trabalhei com tecnologias mainframe, como COBOL e PL/I. Na época do desktop, também desenvolvi utilizando VB.Net e até VB6. Fiz até um chat e um gerenciador de arquivos. No backend, Java e C#. Passando para o frontend, desenvolvo para a web desde antes do HTML 5, usando frameworks javascript tipo JQuery e Angular, mas o preferido é o ReactJS.

Sou formado em Analise de Sistemas, e possuo duas especializações, uma em Recursos de Tecnologia da Informação aplicados à Administração de Empresas, e a outra pós é em Desenvolvimento Mobile. Foi lá que conheci o tecnologias como ionic, xamarin, swift e react native, por exemplo.

Enquanto escrevia isso tudo, fui percebendo minha jornada, e que já possuo uma bagagem bastante considerável.

Olhando um pouco para o contexto atual das organizações que vem se destacando neste meio, é possível perceber, contudo, o quanto a tecnologia evoluiu neste período, e como vem evoluindo cada vez mais rapidamente.

O profissional considerado a vedete da vez no mercado de desenvolvimento de software, já não é mais nem o tal do Desenvolvedor Full Stack, que combina conhecimentos tanto de FrontEnd quanto BackEnd. Depois que a Netflix divulgou seu modelo de trabalho, surgiu a figura do Desenvolvedor Full Cycle. Este profissional é um pouco mais generalista, entendendo também de Operações (a famigerada Infra).

Eu me perguntava se uma pessoa dessas é capaz de performar bem, ou se ao tentar fazer de tudo acabaria virando tipo um "pato", sabe? Aquele que voa, nada, e anda. Mas acaba não fazendo nada direito. Acabei percebendo que sim, e conhecendo o conceito de carreira em "T". Basicamente, o profissional em T é aquele que conhece um pouco de tudo, mas que de um assunto ele possui um domínio aprofundado.

Venho direcionando minha carreira neste sentido, e te convido para me acompanhar neste caminho, para crescermos juntos, sendo cada vez melhores profissionais.

Compartilhar

Durante uma das minhas pausas, nas noites de estudos, me deparei com um vídeo de um trecho de palestra do professor Mário Sérgio Cortella. Dizia ele:

"Afeto e conhecimento são duas coisas que se você guardar, você perde".

Esta simples frase me trouxe uma forte reflexão. Começou a crescer dentro de mim (úi) um ímpeto de começar a criar conteúdo para pessoas que também desejam se aperfeiçoar como desenvolvedores.

Faz todo o sentido, e só temos a ganhar, afinal, venho estudando muito para me atualizar sobre esse universo frenético que estamos inseridos. Enquanto organizo as informações, contribuo com a percepção pessoal que minha experiência me dá. E o mais legal disso tudo, como a evolução não é linear, desenvolvedores de todos os níveis podem se beneficiar e aprender junto comigo.

Eu sinceramente espero fazer cada vez mais parte da tua vida, com relevância e conteúdo. Se em algum momento você achar que eu atingi este objetivo, ficarei feliz que você me adicione aos seus favoritos.

Estou bastante feliz e orgulhoso com o resultado causado por esta inspiração. Criei este blog utilizando NextJS, com Typescript, estilizando com sass, consumindo o conteúdo que está em markdown. Consegui também implementar uma forma de habilitar comentários, utilizando utteranc.es conectado ao repositório do projeto no GitHub, e até uns botõezinhos que você pode clicar ao final do post, para compartilhar a postagem em suas redes sociais.

Pretendo falar sobre todas estas tecnologias nas postagens que ainda virão neste blog. Você tem interesse?

Entre e fique à vontade

Este blog está sendo construído com muito carinho, também como uma oportunidade de estudar design e prototipação no Figma, além de todas as tecnologias envolvidas no desenvolvimento do projeto em si.

Bora caminhar juntos? Você me ajuda a trazer conteúdos que sejam de seu interesse? Sinta-se à vontade para comentar aqui embaixo. Eu sinceramente espero fazer parte da tua jornada, vou ficar muito feliz em saber o que você pensa sobre tudo o que está vendo, ou gostaria de ver nas minhas postagens.

Até a próxima! 👨🏻‍💻

Compartilhe:

Comentários